livros | i'll give you the sun, jandy nelson

5.2.16

"I'll Give You The Sun" foi meu primeiro livro de Fevereiro e foi um livro tão, tão incrível daqueles que você necessita abraçar e continua pensando na vida dos personagens mesmo após a história terminar (aka meu tipo de livro favorito haha).

I'll Give You The Sun, por Jandy Nelson | Editora: Walker Books | Páginas: 428

O livro foi publicado no Brasil como "Eu Te Darei o Sol" pela editora Novo Conceito e conta a história de Noah e Jude, irmão gêmeos muito unidos e interessados por arte até que a competição pelo afeto dos pais, por uma vaga na CSA (California School of Arts) e pelo novo vizinho acaba desgastando a relação dos dois.


O livro é contado a partir das perspectivas de Noah e Jude, porém em tempos diferentes da história. Noah conta o período entre 13 e 14 anos dos gêmeos e a sua narrativa explora muito bem seu lado artístico, descrevendo durante os acontecimentos as pinturas que ele faz na própria mente, o seu Museu Invisível (The Invisible Museum).


No entanto, Jude continua a história na idade dos 16 anos, depois que um acontecimento trágico abala a vida dos gêmeos. Em A História da Sorte (The History of Luck)  vemos a menina tão cheia de vida da narrativa do irmão se tornar uma pessoa bem diferente e obcecada pela "bíblia", um caderno que cheio de anotações da avó que contém superstições, conselhos e "magias", como carregue uma cebola para evitar doenças sérias ou chupe limão para afastar o amor. 
A diagramação do livro é maravilhosa e essencial à história, que é movida à arte. O que me fez comprar a versão em inglês foi justamente isso, não ter esses detalhes tão especiais na versão em português :( 

"I'll Give You The Sun" fala do amor em todos os tipos: entre pais e filhos, entre irmãos, entre avós e netos, entre meninas e meninos e também entre meninos e meninos, entre o artista e sua arte, amores complicados, amores proibidos. Fala também sobre perdão, luto, arrependimento e culpa, sentimentos tão complexos na vida de qualquer pessoa. Não há julgamento. Jandy Nelson retrata os dois lados de cada relação e cabe ao leitor interpretar sua mensagem.

Quem já leu ou gostaria de ler I'll Give You The Sun? :)
Se tiverem dicas de outros livro também deixem nos comentários e para conferir os outros livros resenhados no blog é só clicar aqui!!
Beijos,
-B.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu gostaria de ler, parece bem interessante. Nunca li um livro assim.
    beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sara,
      Espero que você possa ler, é lindo :D
      Beijos

      Excluir
  2. Faz muito tempo que não leio um livro. Eu tenho muuuitos livros na estante que eu nunca li.Mas a historia desse livro parece ser bem legal, daquelas que envolve a gente, adoro esse tipo que tem duas narrativas.


    descompreendo.blogpost.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha muitos também, Naiara, mas aproveitei as férias pra por em dia. Ajuda muito colocar numa lista de tarefas pra lembrar de ler! Espero que você possa ler, é bem envolvente mesmo :D
      Beijos

      Excluir