livros | o que há de estranho em mim, gayle forman

12.4.16

Desde a primeira vez em que li If I Stay da Gayle Forman me encantei com seu jeito de contar histórias, foi amor à primeira linha. Então, três livros após minha primeira experiência com ela, encontrei O Que Há de Estranho Em Mim.

O Que Há de Estranho Em Mim, Gayle Forman | Editora: Arqueiro | Páginas: 214

Estava vendo meu feed no Goodreads quando uma amiga marcou O Que Há de Estranho Em Mim em sua lista de leitura e, logo de cara, o título forte do livro em português já me deixou intrigada. Quando percebi que era um livro da Gayle, fiquei surpresa de ainda não saber da existência dele, já que não é muito mencionado entre suas outras obras mais famosas, mesmo sendo tão incrível quanto os outros. 

A história relata a jornada de Brit, uma adolescente que tem dificuldade em se adaptar com sua "nova" família aos olhos do pai e é internada por ele em uma espécie de reformatório com o intuito de resolver seus problemas. Porém, a Red Rock está bem longe de ser o lugar ideal que seu pai pensara. Brit se vê isolada no reformatório e as formas equivocadas de terapia fazem mais mal do que bem. No entanto, a união formada com V, Bebe, Martha e Cassie traz sanidade à Brit e a torna mais forte.



A temática lembra bastante o universo de Garota Interrompida, como assisti apenas o filme não posso julgar as semelhanças entre os livros, mas, em relação ao filme, acredito que Gayle colocou sua própria marca no enredo, retratando um lugar onde o abuso de poder não traz progresso algum às pacientes e a forma com que essas garotas incompreendidas são vistas por suas próprias famílias.

Uma das partes mais interessantes para mim foi ver a forma com que o medo foi abordado ao longo do livro, seja o medo de realmente estar "enlouquecendo" após ser colocada em um lugar como a Red Rock ou a forma como nos condicionamos ao que é confortável por medo de encarar a realidade.


A mensagem de empoderamento e irmandade é um lado muito positivo na história e foi muito divertido acompanhar as aventuras do Divinamente Fabuloso e Ultraexclusivo Clube de Malucas. Além disso, outra parte que me fez ficar virando páginas loucamente foi o desenrolar do romance entre Brit e seu companheiro de banda, Jed.

Fato é que eu amo como a Gayle Forman retrata o romance e os personagens masculinos em suas histórias. Eles não estão lá apenas para ter um romance água-com-açúcar com as protagonistas e mudar a vida delas, eles são personagens menos influentes que dão força para as personagens femininas seguirem seu próprio rumo! Fora que em todos os livros que eu li eles são músicos, ou seja, sempre termino os livros apaixonada haha :P


E vocês, já leram este ou algum outro livro da Gayle Forman?
Contem nos comentários e fiquem à vontade para indicar outros livros também! :)
Beijos,
-B.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Que linda essa capa! Nunca li nenhum livro dela e esse eu não tinha ouvido falar ainda. Gostei que ele tem mensagem de empoderamento e irmandade <3 Beijos
    www.purpurinaacida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é maravilhosaaa! Eu amei também haha :)
      Leia!! Eu recomendo demais os livros dela, todos os que eu li mexeram muito comigo!

      Beijos

      Excluir
  2. Ainda não tinha lido sobre esse. Já foi pra minha lista.
    Ela é ótima né? Le Apenas Um Dia! também é ótimo. A continuação "Apenas uma ano" eu gostei mais ainda, mas tem que ler o primeiro também né hahaha

    Beijos matezinha
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô locaaaa pra ler esses dois :(
      Mas tava cismada em comprar em inglês pq todos os que eu li dela eram em inglês (faz sentido na minha cabeça haha), mas como comprei esse em português acho que vou comprar os outros mesmo!

      Aliás IF I Stay agora tá no Netflix, dai revi ontem e já chorei de saudade de Mia/Adam ahahha
      Beijo matezinha<3

      Excluir